sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PARA QUE SERVE A ONU?

PARA QUE SERVE A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS?

Abel Aquino

O nome ONU é totalmente inadequado.

Nação representa mais que governos, detentores do poder sobre suas respectivas populações: Nação é um território e seu povo, independentemente de quem A governa em um determinado momento, não é verdade?

QUEM PODE SER MEMBRO DA ONU?

Para ser membro da ONU basta ser governante, estar no poder, não importa como chegou lá, e não há distinção entre eles, pois podem ser governantes eleitos democraticamente ou eleitos por eleições manipuladas ou de fachada, ou, ainda, eleitos por junta militar, por vinculo familiar, hereditário, etc. Quantos deles não são representantes de suas nações, mas donos delas?

UM NOME MAIS APROPRIADO

Essa organização seria mais coerente se adotasse um nome tipo “ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DOS GOVERNANTES DE NAÇÕES - OMGN” ou outro qualquer, desde que refletisse melhor a sua real composição.

PODE-SE CONFIAR NESSA ORGANIZAÇÃO?

Como seus membros não são diretamente representantes de povos, mas, sim, de representantes de governantes que dominam e reinam, de alguma forma, sobre suas respectivas sociedades, essa organização é vista com desconfiança por qualquer pessoa bem informada em qualquer parte do mundo.

UM PALCO DE JOGOS DE PODER

Que bem pode trazer essa organização aos povos das centenas de nações da terra, se é tão mal representada e cuja principal atividade é a de promover disputas territoriais e posições de força e poder no jogo político mundial?

terça-feira, 11 de agosto de 2009

ISSO É UMA IMPOSSIBILIDADE!

A vida é um caminho com subidas e descidas, curvas e cruzamentos e sempre leva a algum lugar. Cada passo é uma encruzinhada e cada encruzilhada é uma possibilidade de pegar outro caminho e ir para outro destino. Só quem conhece os milhares de desvios e cada encruzilhada, pode dizer que encherga os acidentes do percurso e o que o espera depois da longa caminhada - e isso é uma impossibilidade.