Um
amigo meu estava angustiado porque seu filho chegou em casa, dizendo que a
professora havia afirmado que a água do mundo vai acabar, que, se não evitar o
desperdício, daqui a alguns anos não teremos água nem para matar a sede.
Entendi
a preocupação do pai e compreendi que era difícil para ele assimilar esse tipo
de afirmação, vindo de alguém a quem confiamos a educação cultural e científica
de nossos filhos. Mas esse é um fenômeno que evidencia a distorção que chegou a
educação escolar, enviesada pela influencia ideológica. Tentei argumentar com
ele que a água da terra é mais ou menos constante, nem aumenta nem diminui. Seu
uso não a transforma em outra coisa como a gasolina, por exemplo. Esta, depois
da queima pela câmara de combustão do motor do automóvel, nunca mais voltará a
ser o que era. No caso da água, quando a usamos, ela serve como lubrificante e
também como carreador de substâncias e para limpeza. O máximo que pode acontecer é ficar poluída e
contaminada. Mas, sem muita dificuldade pode ser tratada e transformada em água
potável, novamente. Essa tentativa de lavagem cerebral que a maioria dos
educadores tenta fazer nas crianças é produto de preconceitos, uma visão
negativa e fatalista das atividades
humanas.
Como
essas ideologias populares no mundo atual tem horror ao sistema de mercado, seus
adeptos jamais aceitam a possibilidade de a água tornar-se um produto de venda,
com preço realista, uma mercadoria que
se possa ser ofertada no mercado, assim como se vende pepino ou aboboras. Para
eles, a água tem que continuar acessível a todos, sem custo ou com custo muito
baixo. Portanto, não é que a quantidade de água no mundo está diminuindo, é o
custo de potabilizá-la que está subindo e, para as pessoas com essa mentalidade
anti-mercado, isso não é admissível.
Imagino
que no futuro haverá uma grande batalha entre os que desejam, a qualquer custo,
manter os recursos hídricos fora do mercado e aqueles que não vêem outra saída
se não a transformá-la em mercadoria de venda. Como inevitavelmente os custos de
potabilizá-la e disponibilizá-la na torneira das casas de todo o mundo vai
subir na medida em que crescer a população mundial, não haverá outra
alternativa senão o desenvolvimento da industria de tratamento e de
distribuição a um preço que pague os custos do processamento e dê lucro
atrativo aos investidores. Do contrário, a água deverá manter-se estatizada e
consequentemente escassa por um lado, e com altos índices de desperdícios por
outro, característica típica dos bens supridos pelos governos. Escassa porque
vai custar cada vez mais caro e mais difícil disponibilizá-la pelo modelo de preço
baixo na ponta do consumo e desperdiçada exatamente por que barata. A sociedade
não poderá fugir dos custos cada vez maior de um litro dágua potável. Claro que
pela lógica anti-mercado esse preço deverá ser bancado via impostos que onera
todo o mundo e mais os pobres. Cria-se uma contradição: o preço final baixo
incentiva o desperdício e o custo explosivamente crescendo para potabilizá-la e
disponibilizá-la come uma enorme fatia da arrecadação de impostos, tornando o
estado cada vez mais custoso aos cidadãos e ineficiente para suprir a demanda
também crescente por esse preciso líquido.
Não
se discute a escassez de pão, de arroz, de feijão no mercado, não é verdade?
No entanto onde esses itens básicos são
deixados para ser produzidos e distribuídos pelo Estado, rapidamente tornam-se
escassos. Vejam o caso crônico de Cuba ou o mais recente da Venezuela, onde
para comprar produtos de primeira
necessidade o pobre cidadão tem que madrugar, enfrentar filas enormes e
ainda correr o risco de que, quando chegar sua vez, as prateleiras já estarem
vazias. O incrível de tudo isso é que o povo ainda confia mais no Estado que no
mercado.
Outra coisa, no mercado privado e concorrencial, cada vendedor se esforça
ao extremo para vendar o máximo possível de sua mercadoria. Já quando a gente vê e ouve uma empresa gastando
dinheiro para convencer o consumidor a não gastar o produto que ela vende
alguma coisa deve estar muito errada. É exatamente o que a Sabesp, a estatal de
fornecimento de água, faz no Estado de São Paulo: ela gasta dinheiro em
propagando para convencer os seus clientes a comprar o mínimo possível de seu
produto. Isso é uma aberração que só o estatismo consegue fazer. Seria como se
a GM gastasse uma fortuna em propaganda no rádio, na TV e nos jornais, dizendo
para que as pessoas evitassem comprar seus carros. Seria uma insensatez total.
Pois o Estado faz isso e, o que é pior, ninguém percebe esse absurdo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário